segunda-feira, 21 de junho de 2010

Esfinge de Gizé




A Esfinge de Gizé é considerada a escultura mais enigmática do mundo. Ela é localizada perto da Grande Pirâmide (Queóps), na extremidade do planalto de Gizé, no norte do Egito.
Essa escultura tem o corpo de leão, cabeça humana, 73,50 metros de comprimento e 20 de altura. Os egípcios a chamavam de "Seshey", o que significa "poder de iluminar". Ela teria a função de guardiã de altar, de porta de santuários, templos e cerimônias mortuárias.
Segundo o dicionário Oxford, a palavra Esfinge teria a sua origem no grego, "sfiggo" que significa "estrangulador". A grande pirâmide de Gizé (Quéops) era provavelmente um dos templos de iniciações, é plausível que lá contivesse mensagens das ciências físicas enquanto que na Esfinge contivesse informações sobre as ciências humanas.
A Esfinge do mito grego, segundo Junito Brandão, é a alma dos mortos que não foram enterrados, ela tem as mesmas características físicas da Esfinge egípcia, o que muda é que os gregos identificam essa cabeça humana, como sendo de mulher.
Na tragédia de Sófocles, a Esfinge surge para impedir que alguém saia ou entre em Tebas, no período em que esta cidade fora assolada por uma peste. A Esfinge não é a provocadora da peste, ela apenas se direciona aos locais onde surge a peste; com a finalidade de se postar à entrada da cidade; para assim devorar aqueles que não conseguissem decifrar o seu enigma. Édipo, ao seguir para Tebas, encontra a Esfinge e com bastante coragem, aceitou o desafio de decifrar o enigma. A Esfinge então perguntou: - Qual é o animal que de manhã anda com quatro pés, ao meio dia com dois e à noite com três? Édipo, decifrou o enigma, afirmando ser a resposta certa "o homem". Pois o homem engatinha na infância, anda ereto na juventude e com a ajuda de uma bengala, na velhice.
A Esfinge sentiu-se tão ofendida e humilhada ao saber que ele teve a capacidade de decifrar o enigma, que resolveu se atirar do alto do rochedo e acabou morrendo; enquanto que Édipo seguiu o seu caminho, e por ter livrado a cidade da Esfinge, recebeu em troca o trono de Tebas e tomou a rainha como esposa.
A resposta dada por Édipo à Esfinge simboliza as três grandes perguntas feitas em todos os tempos pela humanidade: "De onde viemos (cosmologia), quem somos (ontologia) e para onde vamos (escatologia)"; e não apenas a infância, a idade madura e a velhice.
Já a Esfinge de Gizé, do Egito, é o guarda das pirâmides que precedeu de vários séculos. Não há dados precisos que revelem quem realmente esculpiu essa grande estátua. Estima-se que foram os próprios egípcios da proto-história ou um outro povo mais antigo que teria sido criador da civilização das margens do Nilo.
A Grande Pirâmide também ergue o seu enigma à entrada do país, à porta do deserto, em frente à Esfinge. Alguns egiptólogos afirmam que as cerimônias de iniciação eram realizadas na Grande Pirâmide enquanto que os mistérios encerrados no monumento ficavam reservados para os iniciados decifrarem.
Os egiptólogos acreditam que é na Esfinge de Gizé que está guardado todo o conhecimento relacionado a Criação, assim como a reposta para o grande mistério do "quem somos, de onde viemos e para onde vamos". Essa indagação, portanto, deixa de ser um mistério para o iniciado.
Será que a Esfinge não se encontra lá para velar pelo segredo e desencorajar os profanos, assim como a Esfinge do mito de Édipo desencorajava os viajantes de Tebas? Imponente e com o rosto voltado para o leste, onde o sol nasce, essa enigmática estátua parece lançar ao mundo um desafio eterno: Decifra-me ou te devoro!


fonte :Portal das curiosidades.

5 comentários:

  1. ESSE ARTIGO MERECE ATENÇÃO; DENTRE OUTROS ARTIGOS RELACIONADOS À ESFINGE DE GIZÉ. NOTA 10!

    ResponderExcluir
  2. Eu axei muito interesati esta esfinge mais não só eu a minha amiga Regiane também

    ResponderExcluir
  3. Esse artigo é muito bom,mas muito polêmico
    Vale um 10 sim !

    ResponderExcluir
  4. Sou fanática pela cultura egipcia,e esse artigo é muito bom,parabéns,nota 10

    ResponderExcluir